quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tempo de descoberta diante das adversidades

Quando as condições estão favoráveis, nossa curva de aprendizagem espiritual é baixa. Contudo, quando há distúrbios, rapidamente nos tornamos ávidos estudantes.
A adversidade serve como uma ótima oportunidade para descobrirmos mais a respeito das características e da natureza de Deus. Aprendemos, na prática, que Ele é bom, confiável, misericordioso, soberano, generoso e compassivo (Efésios 2.4). O amor Dele é incondicional e não é distribuído de acordo com o nosso desempenho (ou com a nossa falta de desempenho).
Esta foi a conclusão de Jó: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (Jó 42.2). Esta afirmação veio em resposta à declaração de Deus a respeito do Seu poder e da Sua soberania nos capítulos precedentes. Jó se deu conta da grandeza do Senhor e curvou-se à soberania Dele, em vez de dar vazão à ira ou ao cinismo.
Deixe que a adversidade o conduza aos braços do Pai, onde você poderá encontrar refúgio e proteção contra a tormenta. Permita que suas lutas o impulsionem a uma intimidade mais profunda com o Salvador. Ele nunca o desapontará, condenará ou falhará com você.
Por fim, os períodos de aflição revelam muitas coisas a seu próprio respeito. As profundezas do vale e os momentos sombrios mostram o verdadeiro caráter do ser humano. Será que existe em seu coração um ponto inflamado pelo orgulho ainda não detectado? Você tem se aproximado de Deus ou tem se afastado Dele?
Esta auto avaliação poderá ser proveitosa. A adversidade desnuda quaisquer máscaras de aparência e expõe o verdadeiro eu. Ela permite que você venha a discernir o seu código de valores e determinar se ele está alinhado com os propósitos e os princípios de Deus.

Fonte: Superando as adversidades. STANLEY, Charles F.
Editora Central Gospel. Rio de Janeiro, 2008.